Onde são processados nossos dados mantidos com o Governo?

Onde são processados nossos dados mantidos com o Governo?

Milhares de transações bancárias, ligações, serviços de ouvidoria, perguntas e respostas, sites das transparências e dos órgãos públicos, blogs oficiais e uma infinidade de serviços e ferramentas públicas online. E por onde transitam e ficam armazenados os dados de 200 milhões de Brasileiros e os assuntos do Estado?

Em 04 de Novembro de 1974 foi criada a lei n° 6.125 autorizando o Governo a criar a Dataprev- Empresa de tecnologia e informação da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social com personalidade jurídica de Direito Privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira.

A Dataprev é uma empresa pública, que fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado Brasileiro. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sua administração central está localizada no Distrito Federal e possui unidades em todos os estados da federação e possui Unidades de Desenvolvimento de sistemas em cinco estados (CE, PB, RN, RJ, SC) e três data centers, localizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo, projetados para promover a alta disponibilidade e a segurança dos sistemas.

O capital social é distribuído entre a União Federal, com cinquenta e um por cento e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com os restantes quarenta e nove por cento.

“A Dataprev está presente na vida do cidadão brasileiro, provendo a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo. Entre outros serviços, processa o pagamento mensal de cerca de 32 milhões de benefícios previdenciários e é responsável pela aplicação on-line que faz a liberação de seguro-desemprego. A empresa também processa as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil e  responde pelas funcionalidades dos programas que rodam nas estações de trabalho da maior rede de atendimento público do país, somadas as Agências da Previdência Social aos postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine).
 
Dados da previdência social
Dataprev
A Dataprev se tornou uma referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados. Guarda e faz a gestão, por exemplo, do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.

Com mais de 40 anos de experiência na gestão e no desenvolvimento de soluções de TIC, a Dataprev dispõe de capacidade computacional e logística para hospedar, manter, gerir proteger informações e sistemas, e também para analisar e qualificar dados, antecipar demandas de parceiros, prestar serviços de consultoria, apoiar a elaboração e a realização de projetos.


A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. “