BH vai receber um importante festival de ciência gratuito. Pint of Science

BH vai receber um importante festival de ciência gratuito. Pint of Science

Festival de Ciência gratuito em BH  Pint of Science
Um evento simultâneo vai unir o Brasil, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália  e Reino Unido. Mais de 100 cidades espalhadas por esses 10 países realizarão nos dias 15, 16 e 17 de maio, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo: o Pint of Science.


Este ano, o evento se expandiu alcançando 22 cidades em todo o Brasil, omo revela a coordenadora nacional da iniciativa, Natalia Pasternak. O Pint of Science pode ser comparado a um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. No lugar da música, a melodia que será ouvida nesses palcos está relacionada a biologia, computação, engenharia, estatística, filosofia, física, história, matemática, química, sociologia e muito mais. (Fapemig)


O Brasil é o primeiro e único país sul-americano a fazer parte do festival que nasceu na Inglaterra em 2013, chegando por aqui em 2015 quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, no interior paulista, colocando o Brasil no mapa do Pint of Science. O evento é gratuito no Brasil e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos. “A ciência brasileira enfrenta uma de suas maiores crises de financiamento e credibilidade. Por isso, divulgá-la nunca foi tão importante e tão urgente quanto agora”, explica a coordenadora nacional, que é doutora em genética molecular pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Rodrigues Marx Blog BH


Em 2016, a faísca da divulgação científica se espalhou por sete municípios brasileiros e, este ano, atingirá 10 cidades paulistas: Araraquara, Botucatu, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Paulo, São Carlos e Sorocaba. Além disso, a iniciativa chegará a municípios brasileiros localizados no Sul, no Nordeste e no Centro-Oeste: Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Curitiba (PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Marx Rodrigues bh


O ideal é que eventos científicos como estes fossem trabalhados a atingirem ao menos as cidades mais importantes aqui no Estado de Minas, como Passos, Montes Claros, Gov. Valadares, Teófilo Otoni, Ipatinga, Araxá. Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, João Monlevade e dentre outros com a finalidade de promover a ciência e despertar interesse e conhecimento da população, para que o Estado volte a produzir inovações e tecnologia, estabelecer sua influência e ser um polo das inovações visto que essa e uma pretensão do Estado que assim se auto intitula.


Veja mais sobre o festival no site da FAPEMIG


http://www.rodriguesmarx.com/2017/03/bh-vai-receber-um-importante-festival.html854514Rodrigues Marx |Blogpt_BR2017-03-29BH vai receber um importante festival de ciência gratuito. Pint of ScienceEventos Gratuitos, Belo Horizonte, Pint Of Science