O socialismo

O socialismo

O socialismo é um sistema social e econômico caracterizado pela propriedade social dos meios de produção e de gestão cooperativa da economia, bem como uma teoria e movimento político que visa o estabelecimento de tal sistema. Propriedade social pode se referir a empresas cooperativas, propriedade comum, propriedade do Estado, propriedade do capital próprio, ou qualquer combinação destes. Há muitas variedades de socialismo e não há nenhuma definição única encapsulando todos eles. Eles diferem no tipo de propriedade social que defendem, no grau em que eles dependem dos mercados ou do planejamento, como a gestão deve ser organizada dentro das instituições produtivas e o papel do Estado na construção do socialismo.

Um sistema econômico socialista baseia-se no preceito organizacional da produção para uso, ou seja, a produção de bens e serviços para satisfazer diretamente a demanda econômica e as necessidades humanas onde os objetos são avaliados com base em seu valor de uso ou utilidade, acumulação de capital e produção para fins lucrativos. Na concepção tradicional de uma economia socialista, a coordenação, a contabilidade e a avaliação seriam realizadas em espécie (usando quantidades físicas), por uma grandeza física comum ou por uma medida direta do tempo de trabalho em vez do cálculo financeiro. Na distribuição da produção houve duas propostas, uma que se baseia no princípio de a cada um de acordo com sua contribuição e outra sobre o princípio de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com sua necessidade. Os métodos exatos de alocação de recursos e avaliação são objeto de debate no âmbito do mais amplo debate sobre o cálculo socialista.

O movimento político socialista inclui uma diversidade de filosofias políticas. As principais dicotomias dentro do movimento socialista incluem a distinção entre reformismo e socialismo revolucionário e entre socialismo de estado e socialismo libertário. O socialismo de Estado exige a nacionalização dos meios de produção como uma estratégia para implementar o socialismo, enquanto os socialistas libertários geralmente depositam suas esperanças em meios descentralizados de democracia direta, como o municipalismo libertário, as assembleias de cidadãos, os sindicatos e os conselhos de trabalhadores. O socialismo democrático destaca o papel central dos processos democráticos e dos sistemas políticos e costuma ser contrastado com movimentos políticos não democráticos que defendem o socialismo. Alguns socialistas adotaram as causas de outros movimentos sociais, como o ambientalismo, o feminismo e o liberalismo.


O socialismo moderno originou-se de um movimento político intelectual e operário do século XVIII que criticou os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. O renascimento do republicanismo na Revolução Americana de 1776 e os valores igualitários introduzidos pela Revolução Francesa de 1789 deram origem ao socialismo como um movimento político distinto. No início do século XIX, o socialismo se referia a qualquer preocupação pelos problemas sociais do capitalismo, independentemente das soluções para esses problemas. No entanto, no final do século XIX, o socialismo tinha vindo a significar oposição ao capitalismo e advocacia para um sistema pós-capitalista alternativo baseado em alguma forma de propriedade social. Durante esse tempo, o filósofo alemão Karl Marx e seu colaborador Friedrich Engels publicaram obras criticando os aspectos utópicos das tendências socialistas contemporâneas e aplicaram uma compreensão materialista do socialismo como uma fase de desenvolvimento que ocorrerá por meio da revolução social instigada por relações de classe crescentes e conflituosas dentro capitalismo. 

O movimento socialista passou a ser o movimento mundial mais influente e a visão de mundo político-econômico do século XX. Hoje, os partidos e ideias socialistas continuam a ser uma força política com vários graus de poder e influência em todos os continentes, liderando os governos nacionais em muitos países.                                              
 O socialismo