Dica Como fazer reclamação no PROCON MG online sem sair de casa. 2020

Dica Como fazer reclamação no PROCON MG online sem sair de casa. 2020

O PROCON Minas Gerais disponibiliza sua ferramenta online apara receber reclamações. Assim, usando a tecnologia evita a desmotivação do consumidor lesado em razão da perca ou falta de tempo, a deixar de denunciar os abusos de más comerciantes.


Lembre-se. Quando faz uma denuncia ao Procon, você está ajudando a elevar o nível do mercado para melhor e ainda protegendo o consumidor. O mercado agradece.

Se você foi de alguma forma lesado com consumidor ou identificou que há praticas abusivas ou enganosas, entre em contato com o Procon e guarde o seu protocolo.  Aproveite e entre no site do Reclame Aqui e realize sua reclamação.

Procon-MG - Setor de Atendimento

Antes de preencher o formulário, leia atentamente todas as informações abaixo

O Procon-MG, (a nível estadual) em razão de suas atribuições legais, somente poderá atuar em reclamações que envolvam interesse coletivo.

O que é uma reclamação que envolve interesse coletivo?


Dica Como fazer reclamação no PROCON MG online sem sair de casa. 2020

Reclamação de interesse coletivo é a reclamação que trata de infração que afeta toda a COLETIVIDADE, como, por exemplo:

  • 1.    Produtos com prazo de validade vencido;
  • 2.    Produtos adulterados, como combustível, leite, café e alimentos em geral;
  • 3.    Publicidade enganosa;
  • 4.    Contratos abusivos;
  • 5.    Venda casada;

As reclamações ou consultas que envolvam interesse individual deverão ser apresentadas pelo consumidor ao Procon Municipal de sua cidade ou ao Juizado Especial de sua comarca.

O que é uma reclamação de interesse individual?

É a reclamação que trata de infração que afeta, em tese, o interesse de uma pessoa e cuja solução importará na análise dos fatos e de documentos relacionados ao específico caso, como, por exemplo:

1.    Produto não entregue;
2.    Produto entregue diferente do pedido;
3.    Conserto ou troca de um produto entregue com vício ou incompleto;
4.    Dificuldade de conserto junto à assistência técnica;
5.    Cobranças indevidas em fatura de telefone, internet, TV a cabo ou celular;

Se o seu caso se enquadra neste último item (interesse individual), procure o Procon Municipal de sua cidade ou o Juizado Especial da sua Comarca.

Para realizar uma relação no PROCON online acesse o link a seguir.