Saiba como se proteger de golpes e fraudes utilizando o PIX

O Pix chegou ao mercado há 3 meses e já tem gente se aproveitando do assunto para aplicar golpes online. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a identificar fraudes usando o novo meio de pagamentos.

Uma forma de se proteger de golpes cibernéticos envolvendo o Pix, é garantir que o cadastro das suas chaves seja feito apenas pelos canais oficiais de sua instituição financeira (como o aplicativo instalado em seu celular). Nunca clique em links enviados por terceiros.

Dica: Somente cadastre sua chave Pix no aplicativo do seu banco e nunca em links enviados pelo Whatsapp, e-mail ou sms.

Nunca clique em links enviados por terceiros.

Como funcionam os golpes do Pix? Confira algumas das ferramentas usada por criminosos para roubar o seu Pix e dar o golpe.

Pishing

Os golpes mais comuns envolvendo o Pix utilizam a técnica de phishing: os criminosos compartilham mensagens se passando por instituições financeiras e solicitam que os usuários registrem suas chaves no Pix por meio de sites falsos.

Facebook ou outros sites de mensagens instantâneas

O criminoso desenvolve perfil falso da instituição financeira ou como representante dela, e assim, dar o golpe. Envia mensagens oferecendo ajuda, respondendo mensagens e comentários e sempre deixando o link para o acesso da vítima. Outrora, costumam pedir informações pessoais como documentos e dados bancários, nos casos mais ousados.

Dica: Nunca trate de informações bancárias nem cadastre o PIX, nem forneça informações pessoais e bancárias em aplicativos de mensagens instantâneas e no facebook.

WhatsApp

Por ser uma ferramenta popular, o WhatsApp se tornou o mais utilizados por fraudadores. O criminoso, após clonar a conta de um usuário, se passa pela vítima e solicita o depósito de valores aos contatos. Além do WhatsApp, essas mensagens fraudulentas podem chegar ao usuário de várias maneiras: e-mail, mensagens em redes sociais e até SMS.

Outa forma utilizada pelos criminosos é o contato direto se passando por representante da instituição financeira. Ou mesmo se passando pela instituição e enviando mensagens com link contaminados com vírus, ou que redireciona a formulários de sites falsos e clonados. Com isso realiza a captação das informações bancárias e pessoais da vítima. Outra forma, é a cobrança de taxas ou pagamento antecipado.

Dica: O Pix é gratuito, nunca pague valores para realizar cadastro do Pix, nunca pague quaisquer valores para pedir empréstimos nem realizar transações financeiras suspeitas.

Chamadas e promoções absurdas

Recentemente surgiram vídeos e mensagens sobre um suposto erro do Pix que permitiria receber dinheiro em dobro na conta usando transferências com chave aleatória. Essa é mais uma maneira de fazer usuários transferirem dinheiro para a conta de criminosos.

Dica: Não caia em golpes, procure sempre uma pessoa mais informada ou, com dúvidas, procure um Advogado para orientações ou mesmo o Procon. Se for o caso, ligue para o seu banco.

Como evitar cair em golpes?

1. Nunca instale programas ou aplicativos para cadastrar PIX.  Toda atualização é feita diretamente na loja de aplicativos do Banco no seu celular;

2. Ignore links e mensagens pedindo informações da conta (senha, número, código do cartão etc.) e chaves Pix;

3. O Banco não liga ou enviar e-mail e SMS solicitando seus dados pessoais;

4. Não acesse sua conta utilizando computadores ou wi-fi públicos;

5. Entre em contato com o seu Banco;

Está precisando de auxílio jurídico para o seu caso, entre em contato conosco pelos nossos canais.

Saiba como se proteger de golpes e fraudes utilizando o PIX
Saiba como se proteger de golpes e fraudes utilizando o PIX.

 

smr.jur@gmail.com  smradvogados.com.br  sinvalrodrigues.com.br

Com informações do Banco BS2.

Com modificações.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Advocacia Especializada

Profissioais altamente capacitados nos ramos de atuação.

Advocacia Extrajudicial

Solução de Problemas Fora do Poder Judiciário

Soluções Jurídicas

Direito Contratual Cível, Relações Cíveis e Consumeristas.

Entre em Contato Conosco!

👇🏼