O que fazer quando a imobiliária pedir o imóvel antes do prazo?

A locação de um imóvel é uma dor de cabeça sem precedentes. Consome muita energia e gera um stress enorme e a quem precisa alugar o imóvel.

A locação por meio de uma imobiliária é comumente cheia de armadilhas e cláusulas abusivas.

Normalmente, o locatário sequer ler o contrato, nem questiona certos documentos exigidos que não guarda muita relação com a segurança de locação.

É mais comum do que parece, imobiliários requerer a quebra de contrato sem nenhuma razão aparente.  Acontece, que mesmo ilegal, há clausulas que permite imobiliária praticar esses atos, que somente pode ser revisto e discutido em juízo.

A culpa dessa realidade é do próprio locatário, que além de não ler o contrato e não pontuar nenhuma crítica, acha ser caro investir preventivamente em um advogado cível imobiliário par analisar o contrato.

No fim, é um barato que sai caro, processos, multas, honorários, custas processuais e contratuais, custas cartoriais, correção monetária... tudo isso recais futuramente sobre o locatário por não ser cauteloso antes de assinar um contrato bomba
 

Tenha conhecimento do seu contrato junto a imobiliária.

O contrato de locação de imóvel mediante uma imobiliária, é quase sempre cheio de armadilhas. Certamente é uma das formas que a imobiliária encontra para encurralar o locatário e obter ganhos financeiros sobre ele.

Por isso, é bem provável, que além das hipóteses legais e jurisprudenciais, a imobiliária inserirá no contrato, inúmeras hipóteses que justifica sua resilição unilateral do contrato locatício.

Por essa e muitas outras razões, o ideal, é sempre ler o contrato antes, se for o caso, pagar um advogado para analisar o contrato. É muito mais vantajoso dispender em média 300,00 reais em consultoria com um advogado antes de assinar um contrato bomba, que passar anos e anos sofrendo o trauma de um processo infinito.

Caso já tenha locado o imóvel, é necessário conhecer, também, o seu contrato, conhecer  quais são as cláusulas bombas, aquelas que exclui a responsabilidade da imobiliária e as obrigações de cada uma das partes.

Importante ficar ciente das infrações previstas e das penalidades. Mais uma vez é importante se orientar com um advogado cível imobiliário sobre aquelas responsabilidades e penalidades leais que não estão previstas em contratos, nem mesmo a supressão delas por outras cláusulas.

Agora que você é conhecedor(a) do contrato de locação, já sabe qual a resposta dará a imobiliária quando pedir o imóvel fora do prazo. Saberá também qual é a forma mais adequada e pontual para de defender de eventuais acusações, bem como, se for o caso, recusar-se a deixar o imóvel até o fim do prazo contratual. 

 

Informe a imobiliária, através do e-mail, das penalidades pela quebra do contrato.

Sendo conhecedor(a) do contrato, não se deixe prestar muitas informações a imobiliária, deixe-a praticar as importunações, registrando todos os contatos que ela fizer.

Caso ainda não tenha dominado o contrato, contrate a assistência de um advogado cível imobiliário, e pague bem pelo serviço, para receber as orientações conforme o caso apresentado.

Após, formalize uma resposta e encaminhe para a imobiliária através do e-mail. Não precise fazer mais nada, salvo orientação do seu advogado. Não rende muita escrita para a imobiliária, ela pode usar contra você, ou safar-se de responsabilidades que a ela incumbia.

Fique atento para não criar razões para a imobiliária. Principalmente se houver quebrado cláusulas contratuais, ou violado quais quer regras de condomínio que enseja implicações ao locador.

 

Rescisão contratual pela imobiliária por mau comportamento do locatário.

É importante reforçar que, em que pese a natureza consumerista que incidirá na relação contratual com a imobiliária, as responsabilidades contratuais e civis do locatário, não sofre nenhuma depreciação.

Nos casos de locação de imóvel em condomínios, o locatário precisa está ciente das regras condominiais, da convenção a e dos regimentos eternos.

Se o locatário possui mau comportamento no ambiente de condomínio, ou patica atos contrários ao contrato, a boa-fé contratual ou as regras de boa vizinhança, configura hipótese legal e jurisprudencial para a rescisão unilateral do contrato, justificadamente, por parte da imobiliária. 

 

Conclusão.

O mais importante, antes de assinar um contrato de locação, seja com a imobiliária ou não, é realizar um investimento em um advogado cível imobiliário. 

Com este investimento, reduzirá a chance de assinar um contrato abusivo, com excesso de responsabilidades, penalidades, encargos e até mesmo restrições abusivas. Todos esses fatos vão te causar muita dor de cabeça, e ao final, gastará muito mais que pagar uma simples análise contratual ao advogado cível imobiliário.

 

O que fazer quando a imobiliária pedir o imóvel antes do prazo?

 Contratos-bomba: 

Contrato bomba se refere a contratos que obriga a parte mais vulnerável a excessiva obrigação e excessivo encargo sem contrapartida de responsabilidades. Esses contratos não são ilegais, mas podem ser discutidos a nulidade cláusulas em juízo. 

 

 


Consulte mais informações nos sites abaixo.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8245.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2022/Lei/L14382.htm 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Advocacia Especializada

Profissioais altamente capacitados nos ramos de atuação.

Advocacia Extrajudicial

Solução de Problemas Fora do Poder Judiciário

Soluções Jurídicas

Direito Contratual Cível, Relações Cíveis e Consumeristas.

Entre em Contato Conosco!

👇🏼