Não faça consórcio sem ler isso: 4 razões por que consórcio NÃO vale a pena!

Sim! Consórcio, na melhor das hipóteses, é uma furada e lhes trará prejuízos. Caso contrário eles não existiriam. Aliás, bancos não são bonzinhos e não trabalham de graça. Tudo que o banco realiza visa gorda margem de lucros em detrimento dos seus clientes.
 

O consórcio é quase sempre, ou na esmagadora maioria das vezes, uma enorme cilada orquestrada por empresas desonestas e por sucessivas fraudes. Se alguém te ofereceu um consórcio, você já está sendo engando!

 

Não há dúvidas, também, que juízes são irresponsáveis, sempre favorecendo as barbáries ilegais praticadas por essas empresas, principalmente bancos, com cunho de fraudar o consumidor.

 

Por outro lado, a lei é antiquada, inconstitucional e imoral. Infelizmente favorece este tipo de coisa que só existe no Brasil. Existe pelo simples fato de ser interessante para os Bancos. As super entidades que tudo podem e ditam as regras neste País.

 

Mas, como se não bastasse uma lei tão ridícula, e das aberrações praticadas pelos juízes, o erro mais grosseiro é do próprio consumidor. Na ganância de obter algo fácil e obter vantagens, ou na preguiça de ler, acabam assinando contratos fraudulentos. 

 

Por fim, na irresponsabilidade e na ganância em conseguir algo fácil e rápido, cai no golpe e toma prejuízos. Depois, acha que advogado vai trabalhar de graça para ajudá-lo. É incrível o número de “pedido de ajuda” que recebo. Mais engraçado ainda é “não tenho dinheiro para os honorários”, quando teve para dar grandes montantes ao banco. Esse tipo de mentalidade só te coloca em situações mais vulneráveis.

 

 
 Como encontrar e conversar com um advogado online?


Por fim, existem diversas razões para você nunca entrar em um consórcio. Aqui vão quatro dos motivos pelos quais os consórcios não valem a pena:

 

1. Consórcio é sorteio, não investimento.

Um dos principais motivos que o consórcio não compensa é porque ele é um sorteio que pode levar anos e anos onde você dificilmente ganhará, e não um investimento onde o seu patrimônio renderá. 

 

Quando uma pessoa contrata um consórcio, ela pode receber o dinheiro em qualquer um dos meses de duração do consórcio, já que a definição de quem receberá é feita por meio de um sorteio.

 

Muita gente tenta vender consórcio afirmando ser investimento. Do outro lado, há quem compra acreditando ser. Mas não é. 

 

Consórcio não confere rendimentos, apenas prejuízos. Seu dinheiro não rende, não há correção, sendo descontado taxas elevadíssimas pela administração. No consórcio, você só perde. 

 

Na prática, a cada 10 mil reais que coloca em consórcio, em média, apenas 6 mil será seu de volta, e na mesma média, de 4 a 5 mil de prejuízos.

 

Se fosse investimento, ao final, receberia mais do que investiu, e não inferior à aplicação. Imagina passar por 05 anos deixando de investir seu dinheiro e colocando-o em consórcio? Há quem fica 10 ou 15 anos pagando consórcio na esperança de ser contemplados, imaginando que funciona como se fosse aplicação em mercado financeiro. Se esse valor fosse aplicado em um investimento com rendimento acima da inflação como nos Fundos Imobiliários, por exemplo, renderia quase que a sua metade.

 

Há quem adianta valores colocando mais e mais dinheiro no consórcio, antecipando 40 a 50% do valor. Mas isso só aumenta o dinheiro colocado no sistema e consequente perda, pois o que vale é o sorteio. 

 

Os consórcios são tão abusivos, que esse modelo só existe no Brasil.

 

Por isso, é melhor deixar o dinheiro na poupança, já que pelo menos ela traz algum rendimento, ou pode adquirir bons fundos imobiliários para receber dividendos, ou garantir ele em tesouro direto ou equivalente.

 

2. É melhor financiamento do que entrar em um consórcio.

Consórcio não vale a pena e é muito pior que financiamento. Na prática, paga-se mais que juros se considerar a perda de dinheiro, a burocracia para ser contemplado(nunca) e a distância de atingir o objetivo.

 

Pior do que as taxas de juros dos financiamentos são as taxas de administração dos consórcios que chega a 30% do valor geral, dentre outras infinidades de taxas.  Imagine um imóvel de 200 mil reais e o quanto pagará de taxas administrativas e outras. São mais de 60 mil reais em taxas administrativas sem contar as demais, e ao final, o imóvel fica quase 300 mil.

 

Os consórcios lucram muito com a desistência dos consorciados, pois não devolvem o dinheiro, e assim, quanto mais manter por mais tempo, mais elas vão lucrar, pois nos primeiros meses que o cliente está pagando o consórcio, ele está pagando somente as taxas de administração, sendo descontada progressivamente.

 

Importante destacar que no financiamento você tem um valor fixo. Já com o consórcio ocorre reajuste no mês de aniversário, e o reajuste é sempre elevadíssimo.


Fuja sempre do consórcio!!

 

 Leia a Opinião do Ministério Público sobre Inovações da Nova Lei de Consórcios.


3. Reajuste tarifário no consórcio não vale a pena.

O valor dos consórcios sofre constantes reajustes absurdamente altos. Esses valores são repassados também para as parcelas. É muito comum que as parcelas aumentam quase 50% ou mais, forçando os consorciados a desistirem e ficar sem o dinheiro aplicado.

 

No consórcio, você nunca tem uma previsão de quanto você pagará por mês, já que eles vão reajustar a parcela de acordo com um índice, e assim, é inseguro e incerto. É muito provável que no final você pague um valor superior à valorização do seu bem que almejava comprar.

 

4. Os bens são alienados e não podem ser vendidos. Na prática, o bem não é seu.

Outro motivo para não fazer consórcio é porque o bem não será seu e não poderá ser vendido até o pagamento total. Não poderá vender, pois ele pertence ao banco ou ao consórcio. Isso significa que mesmo que você tenha sido contemplado, aquele bem não é de fato seu até que você termine de pagar o consórcio, inclusive com as taxas e as correções das mensalidades.

 

Então, o sonho de ter a casa própria, o carro próprio, ou caminhão de trabalho não passa de uma expectativa. Enquanto acha que realizou o sonho, acabou entrando em outra enrascada ainda maior, se atrasar a parcela ou deixar de pagar, o bem é tomado, você fica sem nada, tendo que pagar ainda, as custas do processo judicial e os honorários dos advogados do banco e do seu advogado. 

 

 

4. CONCLUSÃO.

 

OpiniãoNão faça consórcio. NUNCA!!

 

Nunca entra nessa enrascada. Pense antes de realizar qualquer consórcio.

 

O vendedor via te enganar, vai te iludir, mentirá para te agradar.

 

Nunca assine contrato sem antes ler.

 

Pague a consulta de um advogado para te auxiliar antes de assinar qualquer contrato. Não se submeta as ameaças ou constrangimento de vendedores trapaceiros.

 

É mais barato pagar R$ 200,00-400,00 na consulta do advogado que perder o dinheiro, sem contar a dor de cabeça que certamente vai ter. 

 

Se já fez o consórcio, pague o advogado para te ajudar, ou perca o dinheiro. Advogado não trabalha de graça, assim como você, na sua profissão, não presta serviço gratuito. Comunismo é só na Coreia do Norte. Aqui é o Brasil.

 

Bem, após ler isso, faça consórcio se quiser, mas não lamente dos calotes.

 

Não faça consórcio sem ler isso: 4 razões por que consórcio NÃO vale a pena!

 

Consórcio, lei do consórcio, advogado consumidor consórcio, falar com advogado online, direitos do consumidor, consórcio é furada, não fazer consórcio, Sinval Marx Rodrigues, Falar com um Advogado online Whatsapp

CDC. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11795.htm

 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Advocacia Especializada

Profissioais altamente capacitados nos ramos de atuação.

Advocacia Extrajudicial

Solução de Problemas Fora do Poder Judiciário

Soluções Jurídicas

Direito Contratual Cível, Relações Cíveis e Consumeristas.

Entre em Contato Conosco!

👇🏼